7mhnmxfrpmlg4zcaevuu

Sistemas de Classificação do Diamante M3-M4

Módulo 3 e 4 do Curso Avançado Certificados de Diamante: Verificar, Validar e Interpretar

Inscreva-se!

Apresentação

Este dois módulos fazem originalmente parte de um todo coerente e estão em contexto no alinhamento do Curso Avançado "Certificados de Diamante - Verificar, Validar e Interpretar" (com 9 módulos, 66 sessões e mais de 7h de formação efectiva) que pode explorar na íntegra aqui. O mini-curso sobre o mesmo tema serve de boa introdução ao tema dos diamond reports e poderá ser útil no enquadramento desta matéria que aqui se debate nestes dois módulos. Pode encontrar mais informações sobre o mini-curso aqui.

Se o seu objectivo era apenas conhecer os sistemas de classificação e as suas diferentes nomenclaturas e regras, as 16 sessões curriculares neste dão esse contributo e permitirão interpretar melhor as informações contidas nos diamond reports mais relevantes no mercado (e.g .GIA, IDC, CIBJO, IIDGR, AGS, IGI).

O método de ensino

Apresentação do tema com profundidade e contexto, com o auxílio de gráficos, imagens, audio, vídeos e textos que vão permitir abordar a questão "diamantes certificados" de forma crítica. Ao longo das várias aulas com apresentações em vídeo de curta duração pode avançar na estrutura curricular do curso ao seu ritmo e conforme a sua conveniência, passo a passo. Para reforçar a aquisição de conhecimentos, no fim de cada módulo há testes rápidos de auto-avaliação. E o formador está consigo ao longo das aulas! Há um constante apelo a que coloque questões e comentários a cada aula e que, caso precise, solicite apoio ao formador, leia os materiais de apoio, reveja os vídeos das aulas e edifique uma base de conhecimentos mais sólidos que vão certamente melhorar o seu desempenho profissional e satisfação pessoal.

O porquê deste tema

Os diamantes são cada vez mais acompanhados por documentos a que se tem chamado de "Certificados". Acontece que "certificados" há muitos e nem todos configuram um "diamond report" válido. A própria classificação do diamante não é uma ciência exacta e existem vários laboratórios com sistemas de classificação diferentes, sendo uns mais transparentes e outros mais opacos na divulgação dos seus protocolos e sistema de classificação. Os analistas de mercado acrescentam que existem laboratórios que têm mais reputação do que outros em termos de consistência nos resultados, rigor no uso da nomenclatura, exigência procedimentar e na observância de normas.

E porquê um curso on-line?

Num mundo moderno onde o tempo é um bem escasso e valioso, este curso on-line permite que faça o planeamento da sua aprendizagem como desejar ao sabor da sua disponibilidade temporal, física e intelectual. Não tem horários como nas formações presenciais ou nas plataformas colaborativas síncronas. Não tem data de começo ou prazo para terminar. É tudo ao seu ritmo e no conforto da sua casa ou no sossego de um jardim ou esplanada ou onde escolher. Já não precisa de se deslocar quilómetros, ficar no trânsito, apanhar transportes ou procurar estacionamento para ir aprender o que precisa e quer saber. Faça-o no seu computador fixo ou portátil e, se pretender, tire partido da mobilidade e liberdade que os dispositivos móveis lhe oferecem.

Porventura uma das vantagens competitivas mais interessantes do online versus presencial é o facto ter ter acesso vitalício às aulas e às suas eventuais actualizações, podendo re-visitar e rever todas as aulas quanto quiser ou precisar. Numa formação presencial, tal não é possível.

E do que trata o curso e como está organizado

Como secções M3 e M4 do curso avançado “Certificados de Diamante - Verificar, Validar e Interpretar”, estas 16 aulas estão divididas em dois módulos num total aproximado de quase 2h de formação, distribuídas da seguinte forma:

- Apresentação do Curso

  • Encontre aqui recomendações importantes de aprendizagem para que a experiência online seja a melhor possível em prazer e bom desempenho;

- Módulo 3 : Sistemas de Classificação do Diamante I (GIA)

  • Conheça os fundamentos dos diferentes sistemas de classificação e a sua origem na História
  • Saiba como o GIA classifica os diamantes incolores a quase incolores e porque se chamam 4 C's
  • Compreenda os critérios que o GIA usa para a atribuição dos graus de cor, fluorescência, pureza, lapidação (proporções, simetria e polimento)

- Módulo 4 : Sistemas de Classificação do Diamante II (outros)

  • Descubra as diferenças e semelhanças entre o sistema do GIA, o mais conhecido, e outros com implantação internacional.
  • CIBJO, IDC, AGS, IIDGR, IGI


O Formador


Rui Galopim de Carvalho
Rui Galopim de Carvalho
  • Gemólogo e consultor independente com especialização na Gem-A de Londres (FGA-DGA) desde 1994.
  • Formador certificado pelo Centro Nacional de Qualificação de Formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional e tem vasta experiência como formador desde 1997 designadamente com a Glasgow School of Arts, em escolas de joalharia (AR-CO, Centro de Joalharia de Lisboa e ESAD), na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Ministério dos Recursos Minerais e Energia da República Popular de Moçambique e junto da INCM (Imprensa Nacional - Casa da Moeda) onde é formador e júri nacional do Curso de Avaliador de Artigos com Metais Preciosos e de Materiais Gemológicos.
  • Colaborador dos Museus Nacionais em Portugal, de colecções privadas e da Igreja para o estudo gemológico dos seus acervos de joalharia e ourivesaria
  • Editor editor associado do "The Journal of Gemmology", periódico "peer-reviewed" da Gem-A (Gemmological Association of Great Britain) e responsável pela conhecida página/blog "Portugal Gemas" que dá, aliás, o nome a esta escola on-line.
  • Autor de diversos livros técnicos e centenas de artigos de divulgação gemológica em Portugal, Reino Unido, EUA e Brasil.
  • Vice-Presidente do Sector A da CIBJO - The World Jewellery Confederation, Vice-Presidente da CIBJO Coral Commission, e membro da CIBJO Pearl Commission Steering Committee. Foi Executive Liaision Ambassador do ICA (International Colored Gemstone Association) e membro de comissões cientificas de eventos internacionais no passado (e.g. GIT e GIA International Gemological Symposium). Vice-presidente do GIA Alumni Portugal Chapter.
  • Orador e conferencista em eventos nacionais e internacionais do sector de joalharia e gemologia e em encontros científicos dessa comunidade, tem percorrido o Mundo a divulgar o uso das pedras preciosas, em particular na joalharia portuguesa dos séc XVI ao XIX.

Visite o perfil do formador no Linkedin


"O Dr. Rui Galopim de Carvalho é, possivelmente, uma das pessoas mais interessantes que já conheci. É “o” Gemólogo de Portugal e um Professor com uma aptidão excepcional para partilhar o seu conhecimento. Ensina com paixão e com um entusiasmo extraordinário. É sempre um prazer ouvir e aprender com o Mestre das Gemas Português."

- Mariana Carmona, Senior Jewellery Designer, Swarovski

"Das várias experiências de formação que tive com o Rui Galopim de Carvalho, a primeira das quais há cerca de uma década, na AIORN (hoje AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal), no Porto, ou posteriormente em Lisboa, na Imprensa Nacional - Casa da Moeda - esta inserida num contexto formativo multidisciplinar mais amplo -, quer ainda a título particular, cumpre-me realçar aspectos essencialmente relacionados com a destacada capacidade pedagógica deste formador: a preocupação permanente com o rigor na informação e a aptidão para a transmitir com a necessária clareza, a selecção das fontes que previamente analisa com forte sentido crítico, processo que também sabe estimular nos formandos, ou ainda pela elevada qualidade dos materiais de apoio que produz - sem paralelo em Portugal, e diversas outras ferramentas de que se auxilia nesta iniciativas formativas. São estes os ingredientes que garantem uma formação bem sucedida, e com expectativas que se superar."

- André Neves Bento, Gemólogo, Avaliador Oficial da INCM

Perguntas Frequentes (FAQs)


Durante quanto tempo terei acesso ao curso?
Acesso vitalício parece-lhe bem? Após a inscrição, terá acesso ilimitado ao curso e aos seus conteúdos durante o tempo que quiser e nos vários dispositivos fixos e móveis que possui. Ao contrário das aulas presenciais, aqui pode re-visitar todas as aulas quando assim entender. Fica também com acesso gratuito às actualizações que as aulas do curso forem tendo.
Quando é que o curso começa e quando termina?
O curso fica acessível imediatamente após a confirmação da inscrição e pode começar quando quiser. Não tem é prazo para terminar! Este é um curso on-line autónomo e você decide quando começa e quando acaba.
Este curso é só para profissionais?
Não necessariamente. Os conteúdos interessam com certeza a profissionais, pois contribuem para o seu melhor desempenho, seja na compra, seja na venda de diamantes ou jóias com diamantes. Todavia, o formato "passo-a-passo" e a explicação dos conceitos fundamentais para atingir os objectivos gerais, está pensada para chegar da melhor forma possível a todos os interessados. Estaremos sempre aqui para esclarecer questões e ajudar a completar o curso com sucesso!
A conclusão do curso dá direito a diploma e qualificação com reconhecimento?
Após a conclusão das aulas e aprovação da avaliação sumativa final, será enviado um certificado de participação. Todavia, e apesar do formador estar credenciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, o certificado não configura diploma de habilitações académicas ou outras com reconhecimento formal.
Se eu tiver dúvidas ou dificuldade na compreensão das aulas, o que devo fazer?
No final de cada aula há um espaço para comentários onde poderá colocar todas as suas questões relacionadas com os conteúdos e tudo faremos para dar o apoio necessário para que ultrapasse as barreiras que encontrar.
Os preços apresentados incluem taxas e impostos?
As normas europeias sobre produtos online, como este, determinam que os preços apresentados estejam sem VAT (IVA em Portugal). Na UE, pessoas colectivas podem introduzir o VAT ID (NIF em Portugal p. ex: PTXXXXXXXXX) para ficarem isentas da cobrança deste importo. Pessoas singulares estão sujeitas à cobrança à taxa legal em vigor. Quando o pagamento é feito fora da zona Euro, e dependendo do Banco ou tipo de Cartão de Crédito, podem-lhe ser cobradas pelo Banco eventuais taxas cambiais ou outras decorrentes das operações de pagamento em divisa diferente.
Estou a ter problemas no visionamento dos vídeos. O que fazer?
Há três coisas que pode tentar antes de nos contactar para obter ajuda: 1. Tente um browser diferente. Recomendamos o Safari ou o Google Chrome. 2. Active as cookies para este website seu computador. 3. Limpe a cache e o histórico do seu browser. Tenha em atenção que os vídeos foram gravados em HD e que, por isso, requerem mais tempo de carregamento devido à maior qualidade do vídeo e peso do respectivo ficheiro. Se ainda assim se mantém o problema, envie, por favor, um e-mail para [email protected] com a descrição do problema e faremos tudo para o resolver em tempo útil.
E se eu não ficar satisfeito com o curso?
Nós nunca iríamos querer que ficasse insatisfeito! Tudo faremos para que isso não aconteça! Mas se, por alguma razão, não formos bem sucedidos, contacte-nos durante os primeiros 30 dias e faremos um reembolso total do valor da inscrição.
Tenho uma empresa e gostava de inscrever vários colaboradores. Fazem preço especial?
Sim, fazemos. Contacte-nos directamente e apresente o seu caso particular, pois temos soluções empresariais atractivas .
Gostava de oferecer um curso como presente. É possível?
Sim é possível. Contacte-nos directamente e disponibilizamos um cupão de oferta que pode depois oferecer como presente.

Começe agora!